Olá, mamães! No post de hoje, vamos discutir a importância de ensinar o seu filho a ser organizado. Sabemos que é absolutamente saudável que as crianças brinquem e levem seus brinquedos para todos os cantos da casa, mas, para que sejam adultos responsáveis, é fundamental que desde cedo eles entendam que existem limites.
Ensinando seu filho a ser organizado, você estará criando uma pessoa mais responsável e independente para o futuro. Isso ocorre porque, quando se estabelece limites e regras, sempre com coerência e flexibilidade, evita-se a formação de jovens e adultos inseguros, ansiosos e desorganizados, diferente de uma educação excessivamente permissiva.
Pensando nisso, reunimos aqui essas 5 dicas para ajudá-la a ensinar o seu filho a ser organizado e garantir um futuro incrível para o pequeno. Confira:
1. Crie uma rotina diária para seu filho
É relevante que os pais desenvolvam uma rotina diária para o filho. Dessa forma, a estrutura física e psíquica dele também se organiza.
A rotina transmite segurança à criança. Ela já sabe que, após a escola, a mãe irá buscá-la, que precisa tomar banho antes de jantar, fazer o dever de casa antes de brincar, escovar os dentes antes de dormir e arrumar a cama ao acordar, por exemplo.
Algumas tarefas fáceis de aplicar na rotina diária do seu filho são: hora do café, almoço e jantar; hora de deitar; hora de estudar e hora de brincar.
A rotina garante que seu filho tenha segurança e orientação. Uma criança com rotina não chega atrasada na escola, se alimenta direito, toma banho e estuda nas horas corretas.
2. Mostre como arrumar de forma divertida
Converse com seu filho, explique por que é importante organizar suas coisas e o ensine a guardar os brinquedos após brincar. Você precisa passar a ideia de que ter as coisas organizadas é mais prazeroso do que perder tempo procurando aquilo que está perdido por não ter sido guardado anteriormente.
É possível fazer desse momento uma brincadeira, convidando-o para o “jogo de guardar”. Tornar esse momento divertido facilita tudo.
3. Estabeleça limites para ensinar o seu filho a ser organizado
Você precisa saber até onde permitir e até onde dizer não e cobrar do seu filho.
Ele precisa ter o mínimo de organização e cuidado com seu quarto e suas coisas, bem como a casa e pertences dos outros, e também precisa ser responsável com os estudos e com a higiene pessoal, mas cuidado para não cobrar demais e sufocar a criança.
Perfeccionismo exagerado faz mal e pode causar o efeito reverso.
4. Dê pequenas tarefas para a criança
Permita que a criança seja responsável por alguma pequena tarefa rotineira, como preparar a mesa para o jantar. No começo, você pode orientá-la, falando onde cada coisa deve ficar, e depois permitir que faça sozinha.
Outra coisa simples é ensiná-la a arrumar cama todos os dias ao acordar. Ensine-a a esticar o lençol da forma que gosta uma vez e depois deixe que ela tente sozinha.
Se, por ventura, não ficar bem arrumado nas primeiras vezes, converse com a criança e fale (da forma mais didática e carinhosa possível) o que fazer para melhorar.
Lembre-se sempre de parabenizá-la por fazer algo corretamente. Dessa forma, você vai estimular a independência e obediência no seu filho, ao mesmo tempo em que trabalha de forma positiva a sua autoestima.
5. Seja o exemplo
Se você deixa bolsa, sapatos e roupas espalhados pela casa e não tem horários regrados, não espere que com seu filho seja diferente.
A mãe é o principal modelo na vida do filho. Ele se espelha em você. Portanto, faça a sua parte, seja uma mãe mais organizada e instigue seu pequeno a fazer a parte dele também.
Ensinar o seu filho a ser organizado irá direcioná-lo para, mais tarde, dar conta dos compromissos da vida adulta. Ou seja, ele será bem-sucedido.
Gostou? Fique por dentro de mais dicas como essas nos acompanhando nas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest!