Inicialmente você deve estar assustado com essa afirmação, acreditando ser um pouco absurdo conseguir ensinar crianças a largarem a fralda para usarem o troninho em tão poucos dias, não é mesmo?
Mas acredite, esta não é uma missão impossível. Com um pouco de tempo e dedicação é possível sim conquistar esta mudança nos hábitos em tão poucos dias. Além disso, saiba que há estudos antigos sobre isto, como os desenvolvidos pelos psicólogos Nathan H. Azrin e Richard M. Foxx, que publicaram uma obra a respeito em 1974.
O passo a passo em três dias!
Apesar da proposta de cumprir esta missão em três dias, o processo completo para deixar a criança confortável com o penico, usá-lo, limpá-lo, se limpar e cumprir todas as etapas sozinho levará mais um tempinho.
A proposta a ser alcançada com estes três dias será dar o pontapé inicial para a criação desta rotina. Este método, apresentado por Fellom, professor pré-escolar de São Francisco, é aconselhado para crianças entre 15 e 28 meses.
Principais recomendações iniciais:
- Nos três primeiros meses seu filho precisará usar roupas mais folgadas ou até mesmo andar nu (na parte de baixo) em casa
- É bom separar calças para este treinamento
- Você pode usar fraldas na hora de dormir, mas cuidado para não passar tempo demais com elas, para não perder seu progresso
O que precisará nos primeiros dias:
- Algumas opções de penico espalhados pela casa, ou nas áreas onde passa mais tempo
- Materiais de limpeza à mão para o caso de acidentes iniciais
- Calças folgadas e confortáveis para seu filho vestir quando sair de casa
- Toalhas ou pequenas porções de lã / tecidos para forrar o banco do seu carro no caso de acidentes
- Um penico portátil para levar às áreas externas quando fora de casa
- Sucos e alimentos que estimulem o xixi
Recomendações antes do treinamento:
Prefira começar em um fim de semana. Fique atento aos sinais que seu filho dará, mostrando que está pronto para o treinamento.
Cancele atividades regulares e passe o fim de semana em família, dedicado ao treinamento.
Duas a cindo semanas antes de começar, comece a falar com seu filho sobre a importância de usar o penico.
Apresente o processo como algo divertido e excitante.
Dicas durante o treinamento
1º Dia
No primeiro dia de treinamento levante-se com e deixe-o nu da cintura para baixo, retirando a fralda, shorts, cuecas e calcinhas. Toda a família deve participar deste processo, se revezando ao longo do dia para perceber sinais de seu filho precisa para fazer xixi ou cocô.
Durante todo o dia, faça-o comer alimentos com alto teor de água e induza-o a beber muitos líquidos para aumentar a vontade de fazer xixi e assim que ele mostrar vontade ou começar a fazer aquela forcinha, leve-o rápido ao banheiro mais próximo.
Ao longo do dia, sempre que vocês precisarem ir ao banheiro, levem a criança junto para mostrar como você age, puxando as calças para baixo e sentando no local apropriado, além da forma como se limpa, põe a roupa novamente e lava as mãos.
A cada momento que ele conseguir cumprir a etapa de usar o penico, comemore o sucesso com entusiasmo. Pode ser com uma dança, música ou comemoração personalizada para passar a ele a certeza de que está fazendo o certo.
Em geral, segundo Fellom, crianças que repetem esta prática com sucesso por pelo menos 12 vezes geralmente começam a usar o penico sozinhas. Caso seu filho precise de um pouco mais de tempo, não se preocupe. Continue insistindo e estimulando.
Quando acontecer algum tipo de acidente, não diga que está tudo bem, ao invés disso, seja firme e mostre-se desapontado, explicando novamente onde ele deve fazer suas necessidades. Não precisa gritar nem constranger a criança, apenas ser firme.
Quando chegar a hora de dormir, não pergunte a ele se ele quer ir ao banheiro, sempre o leve antes de se deitar, para construir este hábito. Somente nos casos em que não se sentir completamente seguro coloque uma fralda nele antes.
2º Dia
No segundo dia do treinamento, mantenha todas as recomendações do primeiro dia. A única diferença será que neste dia você experimentará passar pelo menos 1 hora fora de casa com seu filho.
Faça ele usar o penico antes de sair, para assim vincular o uso do penico ao ato de sair de casa. Logo depois, o leve para um brincar na área externa ou para um passeio em locais próximos da sua residência.
Ao sair, prefira vesti-lo com calças soltas sem a parte de baixo. Não use fraldas, cuecas, nem calcinhas. Seu objetivo será passar esta hora sem acidentes e sem que precise usar o penico, mas por precaução, sempre leve roupas extras casos precise troca-lo.
Aproveite para levar um pequeno penico portátil, para o caso dele sentir vontade de ir ao banheiro.
3º Dia
Mantenha todas as práticas dos dias anteriores e neste dia, acrescente mais 1 hora de passeio fora de casa. Você pode experimentar sair uma hora pela manhã e 1 hora pela tarde, sempre incentivando a criança a usar o penico antes de sair de casa.
Após o primeiro fim de semana de prática.
Após o longo fim de semana, mantenha a atenção de toda a família para conduzirem seu filho ao banheiro sempre que surgir a necessidade. Continue nos próximos três meses mantendo seu filho em casa nu da cintura para baixo.
Use fraldas na hora de dormir à noite apenas quando necessário e quando na rua, continue levando seu filho com shorts e bermudas soltas, sem a parte de baixo, pois cuecas podem acabar passando para ele a sensação de que é o mesmo que fralda e ele pode voltar a fazer xixi nelas.
Alcançando o objetivo dos três meses sem acidentes, aí sim comece e usar cuecas e calcinhas em seus filhos.
Se não deu certo no primeiro fim de semana
Avalie o desempenho do seu filho, caso ele tenha uma taxa de sucesso abaixo de 75% das tentativas, ele pode ainda não perceber muito bem o momento de fazer xixi até que o sinta escorrer pelas pernas.
Apesar do alto índice de sucesso para esta técnica, isto acontece, e caso seu filho não tenha conseguido se adaptar muito bem à técnica, não fique completamente desapontado. Cada criança possui sua etapa de desenvolvimento, nem por isto desista completamente.
O recomendado é aguardar um pouco, algo em tono de seis a oito semanas e retome a técnica do desfralde em três dias com muita dedicação, empolgação e motivado, para assim estimular a criança ainda mais.
Este texto foi baseado no artigo “Potty training in three days or less”
Minha filha tem 2 anos e 8 messes, iniciei o desfralde a 1 mes mais ou menos, ela quem teve a iniciativa começou a ir no banheiro e tirar a fralda pra usar o vaso se apoiava na pia na parede e subia, não usou penico e aos poucos já dava conta de sentar sozinha no vaso..
Hoje deixo ela sem fralda durante o dia e quando vai dormir eu coloco a fralda, ela simplesmente não fez xixi no chão nem na roupa foi pouquíssimas vezes, acredito que as vezes não dava tempo dela chegar ao banheiro pois acredito que ela não tinha ideia ainda dá hora exata que ela iria fazer xixi e aos poucos ela sozinha aprendeu, se ela fez xixi no meio da casa ou na roupa 5 vezes foi muito.
Ela é muito inteligente pra idade dela, fala de tudo já e conhece tudo que agente já ensinou..
Estou esperando mais um pouco agora pra poder tirar a fralda da hora que vai deitar pra dormir pois acho mais difícil.