Passo a passo: aprenda agora como criar a rotina do bebê

rotina do bebê

Olá, mamães! No post de hoje, vamos discutir um assunto de interesse de todas as famílias: como criar a rotina do bebê, um poderoso instrumento não apenas para ajudar os pais a executar suas atividades, mas muito pertinente ao desenvolvimento dos pequenos.

Ninguém nasce sabendo que está sentindo uma cólica, sono, frio ou fome. Essas sensações podem assustar o seu filho, e estabelecer uma rotina colabora para que ele se sinta mais confortável e seguro.

Além disso, há uma questão hormonal por trás: os hormônios do crescimento são liberados à noite, durante o sono. Portanto, dormir bem não é uma necessidade apenas dos pais. Pensando nisso, continue a leitura e descubra como proporcionar uma rotina saudável para seu filho!

Ensine a hora de comer

Em um primeiro momento, podemos pensar que a rotina do bebê deve ser rígida — o que é um equívoco, já que uma criança pequena não tem noção do tempo da mesma forma que um adolescente ou um adulto. As necessidades do seu filho sempre virão em primeiro lugar, no entanto, é preciso estabelecer alguns limites — principalmente quando o assunto é a alimentação.

A hora de comer pode ser um momento desgastante para as mamães, especialmente se as crianças já iniciaram o processo de introdução alimentar e não têm mais o leite como alimento exclusivo. Ensinar a hora de comer não significa que o seu bebê tem que almoçar ao meio-dia, mas que o período de transição entre a manhã e a tarde é destinado a um determinado tipo de alimentação.

Crie um ritual do sono

Talvez esse seja um dos principais objetivos de quem busca estabelecer uma rotina. Afinal, desde que o mundo é mundo, a privação do sono é um dos assuntos mais recorrentes em torno da maternidade. É quase impossível não conhecer ao menos uma mamãe que não tenha sofrido nos primeiros anos da criança.

Por mais que o seu filho nunca tenha dado trabalho para dormir, ainda assim há a possibilidade de a criança apresentar uma regressão do sono ainda na infância. A primeira boa notícia é que criar um ritual para dormir pode ajudar a melhorar o comportamento dela nessa fase.

O ideal é que essa rotina comece a ser construída desde os primeiros meses de vida. Mas não se desespere se você não sabia disso: a segunda boa notícia é que nunca é tarde para começar!

Sabe a música que fala “todo dia, ela faz tudo sempre igual”? É mais ou menos por aí. Busque realizar as mesmas atividades todos os dias, antes de deitar: um banho, uma massagem, a leitura de uma história, escovar os dentes, fazer xixi ou trocar a fralda.

Procure mesclar o que é necessário ser feito, com atitudes que possam acalmar a criança — e repita essas ações todos os dias, na mesma ordem.

Ajustes os horários conforme a idade

As demandas de um bebê de 1 mês não são as mesmas de um bebê de 4 meses. O seu filho vai crescer, passar por picos de desenvolvimento e, muitas vezes, você vai se sentir esgotada e pensar que tudo deu errado e todo o trabalho foi perdido. Mas tenha calma!

O momento não é de desespero, afinal, esses saltos são totalmente normais. O importante é observar as mudanças de comportamento da criança e ajustar os seus horários. Você pode continuar fazendo tudo exatamente da mesma forma, corrigindo apenas o momento de fazê-lo. Se a criança mama ao meio-dia, pode mamar às onze e meia. Se dorme às oito da noite, pode dormir às dez.

Nem tudo é perfeito ou sinônimo de se manter linear por toda a infância. Portanto, não se culpe: as mudanças de horário na rotina do bebê são absolutamente normais, e não um sinal de que fez algo errado. Ao seguir esses passos, você oferece o melhor para o seu filho e, de quebra, consegue realizar suas atividades com mais tranquilidade.

Temos mais um artigo interessante para você. Quer saber como lidar com a birra das crianças? Veja o conteúdo que preparamos sobre esse assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading