Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

Quanto sono o seu recém-nascido precisa?

Se você é mãe de primeira viagem e têm muitas dúvidas sobre o sono do recém-nascido, este artigo é para você!

É muito comum ter dúvidas sobre o sono do recém-nascido, como quanto tempo seu bebê deve dormir, como fazer ele dormir, entre tantas outras. Isso acontece, porque o sono do bebê logo após o nascimento é intenso, ou seja, eles dormem muito!

No primeiro dia do bebê, ele dorme até mesmo durante as mamadas. Já no segundo dia de vida, ele começa a ficar um pouco mais alerta e passar mais tempo acordado. A partir daí, o recém-nascido entra em um ciclo que consiste em comer-dormir-acordar, o que pode durar até os dois meses de idade.

O sono do recém-nascido chega a ocupar 75% do seu tempo de vida! À medida que cresce, o número de horas por dia que passa dormindo diminui lentamente. Leia esse texto até o final para saber mais.

Por quê os recém-nascidos dormem tanto?

A vida dentro do útero dura nove meses e é calorosa e confortável. Ao nascer, o bebê se depara com muitos estímulos, mas permanece dormindo cerca de ⅔ do dia por umas seis semanas, como estavam acostumados. Eles acordam, basicamente, para comer.

Um bebê recém-nascido (0–15 semanas) pode chegar a dormir até 18 horas no período de um dia, em horários irregulares. Sim, eles realmente dormem muito! Vale lembrar que cada bebê é único, uns vão ter sono mais pesado, outros mais leve.

Da mesma forma, o tempo que ficam acordados entre os cochilos varia muito, de uma a três horas. Muitos bebês não têm um padrão definido de sono, o que é muito comum nos três primeiros meses. O período de sono pode ser de alguns minutos a várias horas.

 

IDADE Total de horas de sono

(24 horas)

Duração do

sono diurno

Duração do

sono noturno

Tempo acordado

entre as dormidas

0-6 semanas 15-18 horas 15 min a 3 horas

(3-5 cochilos)

2-4 horas 30 min-1,5 horas
6-15 semanas 14-16 horas 30 min – 3 horas

(3-4 cochilos)

3-6 horas 1-2 horas
4-6 meses 12-15 horas 1-3 horas

(3 cochilos)

6-8 horas 1,5-2,5 horas
6-8 meses 12-15 horas 1-3 horas

(2-3 cochilos)

9-12 horas 2-3 horas
8-10 meses 11-15 horas 1-2 horas

(1-2 cochilos)

10-12 horas 2-3 horas
10-12 meses 11-14 horas 1-2 horas

(1-2 cochilos)

10-12 horas 2,5-3,5 horas

Como saber se meu bebê está dormindo muito?

Como vimos até aqui, os recém-nascidos dormem mais tempo do que ficam acordados e alguns bebês dormem por muitas horas seguidas. Isso pode preocupar os pais, mas é muito normal.

Os recém-nascidos não nascem com um relógio biológico interno — ele é desenvolvido ao longo dos primeiros meses. Por isso, entre os 3 a 6 meses de idade o ciclo de sono-vigília está ainda se desenvolvendo. Até lá, eles passarão 75% do tempo dormindo e os outros 25% em alerta e se alimentando.

Quando devo acordar meu bebê?

Você só precisará acordar seu bebê se for para alimentá-lo, o que costuma ocorrer a cada 2,5 a 3 horas. No entanto, isso vai depender de como cada mãe lida com a amamentação ou alimentação do seu bebê.

Muitas optam por programar horários a cada 2,3 horas, outras pela livre demanda. Você pode pedir orientação para o seu pediatra com base nas suas necessidades e nas do seu bebê.

Segundo especialistas, a maioria dos recém-nascidos perde peso nos primeiros dias após o nascimento. Geralmente, em uma semana recuperam o peso perdido, por isso é importante alimentar o seu bebê com frequência durante esse período.

Assim, caso o recém-nascido dormir por mais de 4 horas, você poderá acordá-lo, ocasionalmente, para mamar. Fora isso, se o seu bebê começar a ganhar peso de forma saudável, não há problema em deixá-lo dormir.

Como posso ajudar o meu bebê a regular o seu sono?

Durante o dia, os bebês recebem muitos estímulos, o que pode fazer com que durmam pouco e fiquem cansados. Isso faz com que fiquem agitados e possam ter mais dificuldade para dormir a noite.

Veja abaixo como você pode ajudar seu recém-nascido a regular ​o seu sono!

Diferencie noite e dia

Se o seu bebê dormir muito durante o dia e ficar mais alerta a noite, ele pode estar confundindo o dia e a noite. Nossa dica é tentar manter as noites mais escuras e calmas, com pouca atividade. Criar uma rotina para dormir a noite, ajuda o recém-nascido a ir entendendo que de noite é hora de dormir.

Crie um ambiente relaxante

À noite, coloque cortinas no quarto do seu bebê para bloquear a luz e manter uma temperatura confortável. Isso vai ajudá-lo a dormir melhor.

Desenvolva hábitos de sono saudáveis

À partir dos 3, 4 meses, você pode começar a colocar o seu bebê para dormir quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Isso vai ajudá-lo a aprender bons hábitos de sono.

Mudanças no sono do recém-nascido

Ainda que o sono do recém-nascido não tenha um padrão estabelecido, é importante entender porque mudanças repentinas acontecem.

Imprevisibilidade do ciclo de sono do recém-nascido

O sono do recém-nascido ainda não tem um padrão — eles acordam com frequência e de forma irregular.  O que é natural, por isso esteja preparado para essa imprevisibilidade, principalmente nos dois primeiros meses.

Surtos de crescimento

O seu bebê está crescendo a cada dia que passa. Quando ele passa por um surto de crescimento, pode ser que você perceba que ele está comendo ou dormindo mais. Nestes períodos, os bebês precisam de descanso e nutrição extras.

Os surtos de crescimento podem ocorrer nos seguintes períodos:

  • 7 a 10 dias;
  • 2 a 3 semanas;
  • 4 a 6 semanas;
  • 3 meses.

Regressão do sono

Uma regressão do sono é um período em que o bebê para de dormir de repente. A regressão do sono aos 4 meses é de longe a mais comum.

Se o seu bebê repentinamente começou a lutar contra o sono por volta dos 3,4 meses, pode ser esse o motivo. A causa da regressão do sono é que os padrões de sono do recém-nascidos estão mudando.

Dormindo durante a noite

A duração do sono diurno do recém-nascido precisa diminuir à medida que ele cresce. Da mesma forma, a duração do sono noturno tende a aumentar! No entanto, isso não significa que o seu bebê vai passar a dormir a noite inteira.

Após 3 meses, ele ainda precisa de umas 13 a 15 horas de sono por dia. O mais importante é entender que seu bebê é único e que, com o tempo, você vai compreender o seu ciclo de sono, respeitando seu tempo e ajudando-o a construí-lo!

Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading