Quadro de tarefas: o que é, por que é importante e mais!

Olá, mamães! Incluir a criança na rotina da família não é algo muito fácil, não é? A mente dos pequenos, ainda em processo de desenvolvimento, precisa de alguma ajuda para que seus pensamentos possam amadurecer e se organizar de acordo com o que os pais esperam. Mas não se preocupem, pois existem formas de melhorar a organização e a participação dos seus filhos no convívio familiar.

Uma excelente alternativa é o uso do quadro de tarefas. Esse recurso é um importante instrumento que busca incentivar e condicionar as crianças em seus comportamentos. Por meio dele, é possível mostrar todos os deveres e responsabilidade que esperamos delas de maneira bem prática e dinâmica.

A partir do uso do quadro, as crianças são incentivadas por recompensas que as ajudam a compreender tudo que está sendo pedido por seus pais e professores. Mas, para isso, é importante ter consciência de que a construção desse recurso deve ser feita conforme a realidade e necessidade de cada um.

Para entender melhor como ele funciona e como aplicá-lo em sua casa, separamos dicas incríveis sobre esse recurso. Confira!

O que é o quadro de tarefas?

O quadro de tarefas funciona como um incentivo às crianças baseado no reforço positivo. Esse reforço positivo pode ser entendido como um método que estimula comportamentos desejados e sociáveis por meio de recompensas, mas que devem ser usadas com equilíbrio e ponderação.

Nele, são reunidos tudo que os pequenos devem fazer durante o dia. A partir desse método as regras de vivência são mostradas com o uso de painéis adaptados de acordo com o que cada um esteja precisando.

Os reforços são realizados a partir do momento que as crianças conseguem alcançar o que foi proposto na semana ou conforme o que os pais decidirem. Um exemplo: se todos os deveres da escola foram feitos durante a semana, a recompensa pode ser com uma ida ao parque ou algo que seja do interesse da criança.

Dessa forma, também podem ser usadas de maneira positiva ações como: ter um bom comportamento, obedecer, ajudar nas tarefas de casa, tirar boas notas etc. É muito importante que as recompensas sejam cumpridas. Caso não sejam realizadas, o uso do quadro pode perder o sentido.

Por exemplo: se foi pedido um bom comportamento na escola, mas a criança continua desobediente, os pais devem encontrar formas para que ela perceba que aquela ação foi ruim ou mesmo anular a recompensa prevista.

Outra situação: se em determinado momento seu filho foi recompensado com um brinquedo que gosta muito por um comportamento excelente, mas em outro dia ele já faz diferente e age de um jeito que você não gosta, aquela mesma recompensa já entregue antes pode ser tirada dele, desde que você explique claramente porque isso está acontecendo.

A criança, tendo a consciência de que errou, buscará formas de ter aquele objeto tão precioso de volta. Para isso, é preciso que as mamães tenham muito jogo de cintura para tornar tudo dinâmico e sempre com diálogo aberto.

Qual a importância de utilizá-lo?

Tendo em vista que a infância tem suas próprias fases, é preciso considerar que as mudanças também surgem. Diante disso, é preciso ficar sempre atento (a) e sensível a tudo, pois no processo de amadurecimento a criança busca se adaptar a tudo que surge em sua vida e tentar organizar seus pensamentos.

Nesse sentido, a ajuda desse recurso — além da educação cedida pelos pais — é sempre relevante. É nesse sentido que o uso do quadro de tarefas é muito bom, pois transmite segurança às crianças. O mais interessante é que ele pode ser guiado pelos pais, ou seja, a participação da família permanece e o quadro é apenas um instrumento de intervenção no ato de educar.

Assim, ele permite a organização da estrutura física e psíquica, noção de tempo-espaço, a prática de estabelecer horários nas atividades diárias, atenção com a segurança etc.

Como usar o instrumento em casa?

O uso do quadro de tarefas deve ser feito a partir de algumas considerações, como ter objetivos claros em relação ao que se espera da criança, sem pressioná-la. Vale lembrar que não é relevante que a utilização dele torne a vida do seu filho desgastante e séria demais. É importante ter em mente que cada criança tem seu próprio tempo. Então, se ela não corresponder ao que foi proposto de início, tenha paciência e aguarde.

O quadro deve ser preenchido aos poucos e todos os dias, sem interrupções para que seu uso possa ser considerado uma rotina: as crianças devem, naturalmente, preencher o quadro de tarefas como parte do dia a dia delas.

Quando usar esse instrumento de apoio?

Não há um momento mais adequado para utilizar o quadro de tarefas, pois ele é um recurso multidisciplinar que pode ser usado em inúmeras situações e em todas as fases do desenvolvimento do seu filho.

Quando a criança é pequena, precisa aprender a organizar seus brinquedos, dormir sozinha em seu quarto e comer legumes e verduras. Mais tarde, surge a necessidade de ensiná-la a não brigar com seus irmãos, respeitar os mais velhos e fazer suas lições de casa. Perceba que a cada momento surgem oportunidades de usar o instrumento, portanto, ele sempre será útil!

Quais os tipos de quadro de tarefas?

A ideia do quadro de tarefas é construir um recurso que possa alcançar comportamentos desejáveis a uma criança por meio de reforçadores estimulantes. Assim, é relevante enfatizar que cada menino ou menina tem uma realidade. Por isso, é interessante que o instrumento seja adaptado conforme às necessidades da família e de seus filhos. Destacamos alguns exemplos nos próximos tópicos.

Tabela simples

Essa tabela é utilizada de forma tradicional, ou seja, pode ser feita adotando um guia de rotina para os pequenos, expondo todos os seus horários. É interessante quando ela é criada de acordo com a realidade de cada família e com bastante criatividade. As crianças podem participar dessa confecção para se sentirem inseridas nesse processo.

Tabela com três condutas

Trata-se de uma tabela mais específica, pois foca em situações específicas. Cada família propõe, nesse caso, três condutas que desejam mudar na criança. É importante não exagerar e sempre manter o bom senso.

Dessa forma, é preciso mostrar a elas o que é bom ou ruim para que possam assimilar tudo da melhor forma. Use sempre o lúdico, converse e faça questão de participar de tudo.

Tabela para situações especiais

São utilizadas quando há necessidade de mudar comportamentos em situação e lugares específicos, de acordo com o que é observado e com a realidade vivenciada em cada família.

Sempre dará certo?

O quadro de tarefas deve ser usado sempre que você achar necessário, mas ele pode ser útil em muitas situações do dia a dia. Assim, é muito importante tê-lo sempre pertinho fazendo parte da rotina da criança e auxiliando na educação.

Lembre-se de que pode acontecer dos pequenos não corresponderem de imediato às suas expectativas, mas fique tranquila! Isso só quer dizer que ele precisa do tempo dele para alcançar o que você propôs. A adaptação pode variar e depende muito da realidade de cada família.

Além disso, o diálogo e a relação de confiança entre todos da família sempre devem existir, para que tudo seja realizado com muita clareza e respeito, de forma leve e saudável.

Dessa maneira, perceba que o quadro de tarefas e de incentivo é muito relevante para a educação infantil. Para conhecer mais sobre esse recurso, indicamos este vídeo com dicas bem legais sobre como naturalizar o uso dessa ferramenta na rotina dos seus filhos.

Agora que você já conhece tudo sobre o uso do quadro de incentivo, que tal aproveitar para adquirir o seu e começar a aplicar esse método em sua casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading