
Gagueira infantil: o que fazer?
A gagueira infantil é identificada quando as crianças demonstram uma dificuldade recorrente na fala. Elas podem prolongar ou repetir uma sílaba antes da pronúncia. A adaptação e familiaridade com as palavras parece não trazer facilidade na pronúncia, fazendo com que a criança gagueje.Segundo dados divulgados pela Revista Crescer, o problema atinge cerca de 2% da população mundial e em boa parte dos casos, desde cedo a gagueira aparece. Na maioria das vezes se manifesta ainda na infância.Identificar se realmente existe o problema, e buscar ajuda o quanto antes é um dos pontos essenciais para ajudar na fluência dos pequenos.
Como identificar a gagueira infantil?
Antes de tudo é importante dizer aqui que as crianças passam por períodos de disfluência. Isso ocorre em especial entre os 2 e 4 anos, período em que os pequenos estão se adaptando à fala e começando a ganhar velocidade na hora de se comunicar.Nesse tempo, as crianças estão interagindo e experimentando o vocabulário e podem passar por períodos de confusão com as palavras. Isso gera dificuldades na comunicação que devem se resolver naturalmente com o passar do tempo.É comum também que a gagueira venha associada com alguma diferença na feição. Por exemplo, um franzir de testa ao tentar falar determinada palavra ou piscar os olhos com mais força.Essas repetições involuntárias ou mesmo a parada da frase – o que leva a não conclusão do pensamento da criança – podem causar nervosismo e vergonha, o que, no longo prazo, trará problemas de autoestima.Gagueira nem sempre é emocional
É comum encontrar por aí conteúdos que associam a gagueira infantil a problemas e bloqueios emocionais. Porém, estudos apontam que, na verdade, o quadro pode ter uma origem genética.Embora não haja um consenso sobre a origem do problema, há estudos que o relacionam às alterações no sistema nervoso que impactam justamente o desenvolvimento da fala.Outra teoria é de que, ao apresentar o quadro, a criança possa ter algum problema na musculatura vocal.De qualquer forma, os fatores emocionais não são completamente descartados. Medo e timidez extremos, por exemplo, podem, sim, causar um quadro de gagueira – o que pode ser solucionado através de acompanhamento profissional.Dicas importantes para pais e mães
Ao identificar um quadro de gagueira infantil a primeira coisa a ser feita é buscar ajuda de um fonoaudiólogo infantil. Esse profissional é capaz de guiar o melhor tratamento e determinar estratégias para amenizar ou acabar de vez com essa dificuldade na fala.Mas, além disso há outras coisas que os pais podem fazer para estimular os pequenos e diminuir os impactos que a gagueira pode trazer para a vida das crianças. Veja só:- Não interromper a criança quando ela estiver falando;
- Não tentar “completar” a palavra que a criança está tentando pronunciar;
- Não tirar sarro ou fazer da gagueira uma piada;
- Não chamar a criança de “gaga”;
- Manter atenção e contato visual enquanto a criança fala para demonstrar interesse;
- Falar mais devagar e calmamente com a criança.
Como é possível tratar ou lidar com a gagueira infantil?
Uma vez que você perceba indícios de gagueira infantil, é fundamental buscar orientação profissional. O fonoaudiólogo orientará os pais e ajudará a criança no processo de desenvolvimento físico relacionado a cordas vocais, além de trabalhar para o alcance da fluência na fala.Preferencialmente escolha um fonoaudiólogo especializado em gagueira. Assim ele saberá exatamente como auxiliar com o problema, entendendo os pormenores que essa dificuldade na fala envolve.Além disso, outras pessoas do convívio da criança devem ser orientadas sobre como lidar com a situação. Á começar, é claro, pela escola. Os professores devem ter ciência do diagnóstico para traçarem um plano de aprendizagem adequado para o aluno.Gagueira infantil e aprendizagem – quais são os impactos?
Um artigo publicado pela Nova Escola aponta quais são os impactos da gagueira infantil no desenvolvimento escolar. Afinal, o quadro pode não somente causar dificuldade da aprendizagem, como também trazer obstáculos na interação com colegas e professores.Isso porque, situações que possam gerar qualquer tipo de constrangimento tendem a causar um isolamento como forma de autoproteção. Com isso, o desempenho cai e o aluno se sente cada vez mais excluído.Os professores, portanto, devem ser orientados e pesquisar sobre a tratativa adequada para os pequenos que apresentam disfluência da fala, seja ela qual for, mas, sobretudo, a gagueira.É essencial que o educador sirva de modelo para que os colegas de classe também respeitem e aprendam a conviver com qualquer dificuldade de fala sem transformar isso em motivo de chacota. Algumas dicas são:- Tratar o aluno exatamente como os demais;
- Demonstrar apoio através do contato visual;
- Demonstrar que compreende o que a criança diz repetindo as falas;
- Fazer perguntas que possam ser respondidas de forma curta e objetiva;
- Estimular a leitura em dupla.