A cápsula do tempo é uma espécie de recipiente onde você guarda objetos, mensagens e registros diversos de um determinado período.
Depois de montada, ela é armazenada por um tempo pré estabelecido, para ser reaberta no futuro.
No caso de uma família, criar essa cápsula pode ser um tipo de projeto coletivo, onde cada um separa seus próprios itens, escolhendo aqueles que refletem momentos importantes do ano que passou.
Além de divertido, é uma forma de conservar lembranças especiais e gerar boas expectativas para o dia em que a cápsula será aberta.
Fazer uma cápsula em família é bacana porque faz com que olhemos para o que foi compartilhado com carinho e, ao mesmo tempo, ponderamos sobre as possibilidades do que está por vir.
Além disso, é um jeito legal de reunir adultos e crianças em uma atividade que mistura criatividade, afeto e reflexão.
Como escolher o recipiente e onde guardar sua cápsula do tempo
O recipiente escolhido dependerá de onde você pretende guardar a cápsula. Sendo assim, se ela for ficar dentro de casa, uma caixa de papelão ou madeira pode funcionar. Apenas defina um local pouco acessado para colocá-la, como o alto de um armário ou um baú.
Mas, caso a ideia seja guardá-la enterrada no jardim ou em outro lugar externo, é importante escolher uma embalagem que proteja os objetos da umidade, como um pote hermético, vidro ou uma lata bem vedada.
Estabelecer o tempo que a cápsula ficará fechada também é importante. Nesse sentido, pode ser um ano, três, cinco ou até mais. E para a abertura, o ideal é escolher uma data que tenha significado para a família, como o Réveillon ou um aniversário especial.
Outro ponto de atenção é personalizar sua cápsula do tempo. Para isso, chame as crianças para ajudar na decoração com desenhos, adesivos ou até mesmo tintas. Isso é legal porque cada membro da família coloca um pouco de si na criação.
O que colocar na cápsula do tempo?
O conteúdo da cápsula deve simbolizar o ano que passou e incluir itens que representem momentos importantes desse período ou que tenham algum valor sentimental; feito isso, também pode considerar colocar coisas que representem desejos ou sonhos futuros. Abaixo seguem alguns exemplos:
- Cartas e bilhetes: cada pessoa pode escrever uma mensagem para o “eu” do futuro ou para a família como um todo. Esses textos contendo sonhos, metas, aprendizados ou até desabafos podem contar sobre como foi o ano e o que se espera do próximo – ou dos próximos anos.
- Fotos: escolha imagens de momentos que marcaram, como viagens, aniversários ou situações engraçadas que todos gostaram. Com relação ao futuro, pode incluir imagens que representem o que deseja alcançar.
- Itens simbólicos: podem ser entradas de cinema ou shows, conchas de uma viagem à praia, desenhos feitos pelas crianças ou até pequenos brinquedos.
- Lista de conquistas: registre o que foi realizado de bom durante o ano vigente e o que cada pessoa espera conquistar nos dias que virão.
- Itens do dia a dia: inclua também coisas simples, como uma receita que a família adorou ou uma playlist com as músicas favoritas do ano.
- Desejos, metas e sonhos: anote algo que vocês querem realizar juntos – ou individualmente – como aprender um novo idioma, visitar uma cidade específica, etc.
Reservando um tempo para montar sua cápsula
Montar a cápsula do tempo é mais divertido quando todos participam, e para envolver os membros da família, você pode agendar um dia especial para essa atividade.
Na data escolhida, cada um separa seus objetos pessoais, escrevem com calma suas mensagens e registram o processo com algumas selfies, especialmente o momento em que a cápsula for lacrada. Fotos são perfeitas para eternizar momentos como esse!
Caso tenha crianças pequenas, incentive-as a participar, pois mesmo que elas não entendam completamente o conceito, é provável que gostem da ideia de revisitar o que colocaram dentro da cápsula no futuro.
Para os adultos, é sempre uma oportunidade de refletir sobre o ano que passou e se conectar com os novos planos para o futuro.
E quem sabe, durante o processo de montagem da cápsula do tempo, surja uma conversa gostosa sobre sonhos, desafios e projetos para a família fortalecer ainda mais os laços nos próximos anos.
O que fazer quando a cápsula aberta
O momento de abrir a cápsula pode ser tão especial quanto o dia em que ela foi criada e fechada.
Afinal, reunir uma família para revisitar o que foi guardado é uma forma de comemorar as mudanças e o crescimento de todos ao longo do tempo.
As mensagens e objetos trazem uma mistura de nostalgia e alegria, além de relembrar histórias que podem até ter sido esquecidas.
Por fim, o reencontro com o passado também pode ser uma oportunidade para avaliar o que foi alcançado e quais sonhos ainda aguardam para serem realizados.
Você pode até decidir montar uma nova cápsula do tempo no mesmo dia, construindo uma espécie de tradição para sua família.
Por que criar uma cápsula do tempo em família?
Os motivos são diversos, mas para quem tem filhos pequenos, é legal porque ela ajuda as crianças a entenderem o conceito de passagem do tempo, incentivando o diálogo entre os membros da família e criando um registro tangível de momentos importantes.
Já para os adultos, é uma forma de valorizar as experiências compartilhadas ao longo do ano e pensar em novas coisas para vivenciar nos próximos.
Afinal, no mundo louco em que vivemos, atividades como essa nos lembram da importância de desacelerar um pouco e prestar atenção aos pequenos detalhes que fazem a vida em família ser tão especial.