Prepare-se para o Volta às Aulas. Peça já seu Kit de Etiquetas personalizadas ;-)

Os benefícios do acompanhamento psicológico para pais e filhos

O acompanhamento psicológico para pais e filhos se mostra cada vez mais relevante – e necessário – na busca por uma vida familiar mais equilibrada. 

Independente do formato, todas as famílias enfrentam desafios diversos no dia a dia, e a terapia pode ser um meio eficiente de lidar com suas dificuldades.

Através das sessões, os pais podem aprender a entender melhor as necessidades emocionais de seus filhos e vice-versa, pois esse entendimento é primordial para dissolver atritos entre os membros da família. 

O papel do psicólogo na orientação familiar

O psicólogo atua como um mediador e orientador durante as sessões conjuntas com pais e filhos, bem como nas sessões individuais voltadas para tratar questões mais específicas de cada um. 

Quando falamos de terapia em família, o objetivo do psicólogo se volta para criar um ambiente onde todos possam ser ouvidos e compreendidos, focando na resolução de problemas de forma colaborativa.

Além disso, os psicólogos trazem uma perspectiva externa, o que é extremamente útil para identificar quais são os padrões de comportamento geradores dos problemas familiares. 

O acompanhamento psicológico é necessário para todas as crianças?

Todas as crianças enfrentam mudanças à medida que crescem e suas percepções diante delas serão individuais. 

Cada fase do desenvolvimento, conforme a faixa etária, tem seus próprios desafios e a forma de lidar com eles pode ser influenciada por muitos fatores como tipo de criação, experiências pessoais, personalidade, etc.

Desde a pressão escolar até as diferentes interações sociais, as crianças passam por situações que comumente geram ansiedade, algum nível estresse e, dependendo, outros problemas emocionais

Por isso, o acompanhamento psicológico é importante, pois atua diretamente nesses pontos desde cedo, contribuindo para que os pequenos usufruam de um desenvolvimento emocional mais saudável.

Um psicólogo infantil trabalha com técnicas específicas para auxiliar a criança a expor seus sentimentos, entender suas emoções, dificuldades e, principalmente, dominar estratégias para lidar com tudo isso. 

Sobretudo, porque, nas sessões, a criança se sente segura para falar sobre seus medos, frustrações e inseguranças devido ao ambiente propício, algo que nem sempre é fácil de fazer com os pais ou professores.

Então, é algo necessário para todas as crianças? A resposta que mais gostamos para essa questão é que o acompanhamento psicológico se torna altamente recomendado por ser extremamente benéfico em todas as idades.

Fortalecendo a relação entre pais e filhos

Uma relação saudável entre pais e filhos é fundamental, no entanto, isso pode não ser tão simples devido às diferenças de personalidade, expectativas e estilos de comunicação de cada um. 

Mas, o acompanhamento psicológico certamente contribui para que laços afetivos se fortaleçam, entregando ferramentas e estratégias que ampliam a comunicação assertiva, melhorando a compreensão entre os membros da família.

Além disso, os psicólogos estão capacitados para orientar os pais sobre como lidar com comportamentos desafiadores de maneira positiva. E, isso não quer dizer aceitar ou normalizar as más posturas das crianças, mas, sim, saber lidar com as situações de modo a aproveitá-las para educar.

O acompanhamento psicológico melhora diversos aspectos da vida em família

Para muitos, a vida cotidiana é repleta de percalços emocionais e comportamentais, e isso afeta tanto adultos quanto crianças – ninguém escapa, infelizmente.

Sendo assim, o acompanhamento psicológico pode ser um aliado de peso para gerar relações familiares mais harmoniosas. 

Abaixo, destacamos os principais pontos de melhoria:

  • Identificação precoce de problemas emocionais

Investir no acompanhamento psicológico garante a identificação precoce de problemas emocionais, como ansiedade, depressão ou dificuldades de socialização. 

Dessa forma, é possível reconhecer e tratar essas ou outras questões desde cedo, evitando que se agravem. 

Ademais, um acompanhamento psicológico não se limita só a identificar ou tratar problemas já existentes; ele também desempenha um papel preventivo importante. Isso porque, a terapia pode evitar o surgimento de diversos problemas emocionais e comportamentais.

  • Comunicação 

Sabemos que a comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável. Mas, muitas vezes, as questões familiares surgem de mal-entendidos por falta de comunicação ou por uma comunicação falha. 

Nessa linha, o psicólogo ajuda a identificar onde está o problema e sugere estratégias para corrigi-lo. 

Ele também é o melhor profissional para ensinar técnicas de comunicação assertiva, explicando como é possível expor as necessidades e sentimentos de maneira franca, clara e respeitosa. 

Além disso, na terapia também é possível aprender mais sobre escuta ativa, o que é fundamental para entendermos verdadeiramente o outro. 

  • Gestão do estresse 

Infelizmente, o estresse é uma parte inevitável da vida e aprender a gerenciá-lo é decisivo para o bem-estar emocional. 

Nesse sentido, o acompanhamento psicológico ajuda dispondo de ferramentas para que pais e filhos possam lidar com o estresse rotineiro do jeito certo. 

E isso é especialmente importante em momentos de crise ou rupturas, como mudanças de escola, separações ou perda de entes queridos.

Além disso, a terapia capacita crianças e adultos, uma vez que fornece estratégias de enfrentamento para lidar com emoções difíceis, como raiva, tristeza ou frustração. 

  • Desempenho escolar e social

Problemas emocionais e comportamentais podem impactar negativamente o desempenho escolar e as interações sociais das crianças. 

Em casos assim, os psicólogos trabalham em estreita colaboração com os pais e, muitas vezes, até com os professores para criar estratégias individualizadas que ajudem a criança a lidar com seus problemas da maneira correta. 

  • Apoio em momentos de transição

As famílias passam por diversas transições ao longo da vida, como mudanças de residência, nascimento de um novo filho, divórcio ou morte de familiares e amigos. 

Essas situações podem ser bem estressantes, mas o acompanhamento psicológico ajuda os membros da família a processarem suas emoções corretamente, encontrando formas construtivas para agir diante dos fatos. 

Acredite, um bom psicólogo orienta sobre a melhor forma de comunicar as mudanças para as crianças considerando sua idade, facilitando assim o entendimento e aceitação de uma nova realidade. E não subestime esse apoio, que pode ajudar – e muito – na adaptação e no bem-estar emocional de toda a família.

Por fim, vale ressaltar que os pais também sofrem diante das transições da vida, como, por exemplo, em alterações de emprego repentinas, problemas de saúde inesperados, necessidade de apoio a outros familiares e até separação conjugal. 

E, pode não parecer, mas o turbilhão de emoções associados a mudanças como essas podem, sim, afetar a capacidade dos pais de manter o suporte emocional necessário aos filhos.

Desse modo, o acompanhamento psicológico é importante especialmente para os pais, sobretudo em fases da vida onde grandes mudanças acontecem. 

  • Melhora na relação conjugal

A relação entre os pais afeta diretamente a casa, uma vez que quando ambos estão em sintonia, a família como um todo sente, resultando em um ambiente mais tranquilo e seguro para as crianças.

É muito comum que os pais, principalmente de primeira viagem, passem por questões internas em relação aos seus papéis com o cônjuge e com os filhos. Porém, muitos desses adultos ignoram ou escolhem não lidar com seus sentimentos, o que, geralmente, impacta negativamente no relacionamento do casal.

Por isso, investir no acompanhamento psicológico, levando para terapia as questões e sentimentos relacionados à vida conjugal, pode contribuir bastante para uma relação a dois mais equilibrada e feliz.

Acho que já deu para concluir que uma boa orientação psicológica beneficia todos os membros da família, certo? Então, focar nesse tipo de acompanhamento se traduz em uma forma de amor e cuidado que vale a pena investir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading